sábado, 29 de agosto de 2009

Um minuto, por favor.

Triste é perceber que a gente está deixando coisas simples passarem sem apreciar a beleza delas. Perceber isso foi tão súbito que me doeu. Doeu por eu não lembrar quando tinha sido a última vez que eu tinha olhado o céu, só pra apreciar o quanto ele era belo. A ocupação, os deveres, as cobranças, os compromissos, o cansaço, tudo se unindo como uma venda que me cega cada vez mais. Tudo pesando, desviando meu olhar do alto, prendendo-o ao chão, me fazendo caminhar contemplando meus próprios pés.
Quem me dera poder lembrar sempre que devo olhar pro alto, algumas vezes, e lembrar do quão prazerosas são as mais simples sensações, esquecer de tudo nem que por uns poucos minutos, manter a calma, a serenidade.
Mas o mundo vem me atropelando, e eu não consigo reagir a isso de imediato. Não me conformo com isso. Sufoco, engasgo, até conseguir, finalmente, gritar: grito interno, mas libertador. Desprendo-me das amarras que me prendem ao chão, o céu é meu. O fato de ter deveres a cumprir não pode tirar de mim meus pequenos prazeres. Eu não posso me privar de coisas que me fazem bem, não posso. Ninguém pode, aliás.
A gente vive tão apressado, faz sempre as mesmas coisas, mas, talvez, nunca pare para perceber os detalhes nossos de cada dia.
Você sai, cumpre seu ritual de todos os dias, mas, já parou pra reparar a cor do céu no percurso até a escola? Já disse "bom dia" a todos aqueles que passam por você sempre? Já viu a lua, tão imponente, no céu, ao voltar pra casa? Notar sutilezas custa tempo, tempo é dinheiro, custa dinheiro. Minutos preciosos não podem ser desperdiçados, é verdade. Porque, claro, um minuto vai fazer com que tudo vá pelos ares.
Minutos desperdiçados fazem tudo ir pelos ares, sim. Mas apreciar pequenas coisas, tão importantes, até, não é desperdício. Permitir-se sentir mais não é desperdício. Respirar não é desperdício.
Seria tão bom se a gente não corresse tanto, se o tempo não nos atropelasse tanto, se as coisas não apenas passassem, se o mundo não apenas zunisse, se a gente não se acomodasse, se coisas sérias não se tornassem comuns, se os dias fossem vistos como dias, não como horas. O mundo não pára, a vida não pára, e isso não é preciso: nós é que temos que parar e perceber que o tempo esta conosco, e não contra nós.

3 comentários:

Luana Silva disse...

esse texto era uma das coisas às quais mais penso, ultimamente. abomino todo tipo de disperdício, e nunca perco a oportunidade de elogiar o céu ou as estrelas, quando elas resolvem aparecer para mim, mera mortal. Adorei esse texto, e lerei os outros. Parabéns pelo blog :)

Unknown disse...

muito legal seu texto,também tenho precisado de alguns minutinhos ultimamente... :)
parabéns pelo blog, você escreve muito bem. :D

D. Q. M. disse...

O apaixonados por estas belezas são cartas fora do baralho do modo de vida de hoje, mas ainda existem os 'lunáticos'(que amam a lua) e as demais pessoas que olham detalhadamente o que há de melhor na vida. Estejamos sempre com o tempo, pois se inventarmos ir contra estamos ferrados! rsrsr...
:)