domingo, 31 de maio de 2009

Aquele sorriso.

Uma semana estressante, de uma vida que também não anda lá essas coisas de calma. Cobranças, medos, incertezas, insegurança, tudo junto em uma mente de 18 anos que não sabe se consegue dar conta de tudo, mas que se esforça como ninguém pra que, no final, tudo dê certo.
Os olhos cansados, a alma cansada, também. Precisava de algo, só não sabia o que era.
No caminho de casa, uma parada. Ah, tudo bem, esperaria pacientemente, era o jeito. Mas a vida, às vezes, parece que faz tudo se encaixar. Bastou olhar para o lado para que percebesse: era daquilo que precisava.
Duas crianças descobrindo as coisas daquele jeito que só elas sabem. Os botões do carro, o volante, tudo parecia tão interessante, o pai assistindo e rindo. Mas eram os sorrisos das crianças que iluminavam a cena toda.
Assistia, quieta, com um sorriso tímido, tudo aquilo. Mas, antes que pudesse perceber, a pequena garotinha a viu. Olhou, desconfiada, mas logo abriu um largo sorriso: o mais lindo já visto.
Aquela tristeza, por um segundo, pareceu sair de mim, como se aquele sorriso fosse um tipo de "ei, acorda, a vida é bela, não fique triste assim".
Logo, os dois, menino e menina, sorriam para mim, a desconhecida, que apenas os admirava, com uma expressão boba, um sorriso contido e olhos cansados.
A alma, outrora cansada, pareceu perceber que ali se encontrava um apoio, por mais que eles não se dessem conta disso, e resolveu fazer-me rir. Gargalhar.
E, por alguns momentos, parecia que não havia cansaço, que não havia tristeza, que não havia nada ruim. Que o que me bastava era olhar tudo com aqueles olhos inocentes, sonhadores.
Mais que isso: me fez ver que um sorriso muda tudo. Pra eles, talvez, apenas mais um sorriso entre tantos, daqueles que a gente dá para desconhecidos na rua. Para mim, foi como uma ajuda vinda de onde eu menos esperava. Tantas pessoas, indo, vindo, e, onde menos se espera, encontra-se um consolo, um apoio. E de forma tão simples, mas tão linda.
Parece não valer nada, mas valeu tanto. E o peso diminuiu, a tristeza por instantes findou, a angústia pareceu algo distante.

2 comentários:

Dias disse...

Você tem alma de artista. Uma melancolia que de repente vai embora numa beleza pequena e que poderia ser cotidiana. Mas o artista sabe ver a beleza nessas coisas.

D. Q. M. disse...

esse sorriso raro que poucos estao dispostos a dar, mas o encontrariamos mais se nao passassemos por tantas pessoas sem olhar para elas de verdade!
Sua percepção é coisa rara em um mundo que as relaçoes e encontros são cada vez mais virtuais!
lindo texto!
bjus!